Sexta-feira, 26 de Março de 2010

Sugestões para o Dia Mundial do Teatro

 

O Dia Mundial do Teatro comemora-se a 27 de Março e por isso aqui ficam algumas sugestões para este dia tão especial.

Alunos da ACT – Escola de Actores vão representar para a rua

Em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II e sob a supervisão dos Professores Nuno Nunes e Sofia de Portugal, os alunos da ACT vão fazer exercícios de improvisação pelas ruas da Baixa de Lisboa. A acção realiza-se na tarde de sábado (dia 27) entre as 13h e as 19h. O culminar da iniciativa está previsto para as 19h, no Rossio, com uma concentração e representação final com 40 alunos.
À noite a turma do terceiro ano do Curso de Formação Profissional de Actores representa de ‘Nice Strip Bar ao vivo no São Luiz’ a partir das 23H. Um peça com base em cenas do filme ‘Nice Strip Bar’, um filme escrito, produzido e realizado na íntegra pelos alunos, em colaboração com a realizadora francesa Marie Brand.

Coimbra com Teatro e Intercâmbio Artísticos

‘Dom Quixote de Coimbra’ no Teatrão em Coimbra, baseado na obra de Cervantes, com excertos das versões de António José da Silva, Monteiro Lobato, Yevgeni Scvarts e Orson Welles. A peça vai ser apresentada às 17h, na Sala Grande da OMT.

À noite, a partir das 22h, o Teatrão apresenta ‘Single Singers Bar’ um espectáculo de café-teatro onde se recria um cabaré dos anos trinta, habitado por personagens solitárias que cantam para espantar os seus males. Ainda no mesmo dia acontece o ‘Interchanging Art Worlds’ (IAW), um projecto de formação artística nas áreas do teatro, da música e da dança, iniciado em Janeiro deste ano no Teatrão e que vai decorrer na Baixa de Coimbra, na Sé Velha, no Pátio da Universidade, no Jardim Botânico e na Oficina Municipal do Teatro.

O Chapitô com ‘Artes no Ar’

A convite do TNDM II - Teatro Nacional D. Maria II e enquadrado no projecto TEIA – Teatro, Experimentação, Inovação e Acção, a EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô integra, no próximo dia 27 de Março, a partir das 13h, a iniciativa que tem como objectivo assinalar as Comemorações do Dia Mundial do Teatro.

Este sábado, dia 27 de Março, a partir das 13h, os alunos da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô vão representar para os público nas ruas envolventes do Teatro Nacional D. Maria II. Às 13h30, ‘Ar-tes’ junta vários jovens intérpretes para desenvolverem performances circenses nos espaços públicos. Mais tarde às 15h recorre-se à mala enquanto símbolo da vida itinerante e do circo para apresentar vários números de malabarismo.
‘Respublica’ traz-nos, a partir das 16h30, quadros dramatúrgico-circenses que interpretam em estilo caricatura o apogeu da República na Lisboa de 1910. Às 18h, ‘Saias, Saiotes e Culottes’ apresenta ao público retratos vivos que renovam a figura ‘Tété’.

Teatro da Garagem apresenta 57.ª criação

‘L.A – Lost Angels, a project to kill mankind’ resulta de uma co-produção do Teatro da Garagem com o Teatro Municipal de Bragança e tem estreia marcada para o Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, no Teatro Municipal de Bragança, às 21h30.
‘L.A – Lost Angels, a project to kill mankind’ parte dos diários dos responsáveis do Massacre de Columbine e procura localizar a possibilidade geradora de uma visão da humanidade e da sublime transparência da palavra proferida.
A peça é exibida também dia 28 de Março, às 15h.

Teatro de Almada homenageia José Morais e Castro

O Teatro Municipal de Almada comemora o Dia Mundial do Teatro com uma homenagem a um grande nome do Teatro português recentemente falecido: o encenador e actor José Morais e Castro.
O programa integra a projecção das gravações em vídeo de duas criações dirigidas por Joaquim Benite que Morais e Castro protagonizou: ‘Os Directores’, de Daniel Besse às 16h e ‘O Fazedor de Teatro’, de Thomas Bernhard às 21h30. Às 18h realiza-se ainda um colóquio sobre a figura de Morais e Castro e o seu trabalho com participação da actriz Linda Silva, dos encenadores Rui Mendes, Joaquim Benite e Carlos Avilez e dos actores Armando Caldas e Francisco Costa.
A entrada em todas as sessões é grátis.

Histórias Tricolores no Theatro Circo

Da autoria do actor, encenador e autor galego Cándido Pazó, ‘Histórias Tricolores – ou de como aqueles animaizinhos proclamaram a república’ desenvolve-se a partir de um texto divertido e emotivo, no qual o cómico e narrador, Carlos Portomeñe reivindica a memória de duas personagens humildes e anónimas implicadas nos atribulados momentos históricos que lhes tocou viver: a proclamação da II República Espanhola, a Guerra Civil e o Exílio.
O espectáculo acontece dia 27 de Março, às 21h30 no Theatro Circo (Braga) e as entradas custam 3 euros.

Teatro São Luiz acolhe novos valores da representação

A partir das 21h do dia 27 de Março, o Teatro São Luiz (Lisboa) acolhe novos valores da representação das escolas da capital.

Com coordenação de Maria João Vicente, os alunos da ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema vão ler vários autores nos diferentes espaços do Teatro (Foyers, Jardim de Inverno, WC Homens, WC Senhoras).
Às 22h o Jardim de Inverno do São Luiz recebe ‘Sócrates e Íon’ a partir de ‘Íon’ de Platão com Elsa Oliveira e Hugo Tourita. Seguindo-se ‘Amor e Ódio’ um texto de José Lobato com Miriam Santos e Norberto Paulo e mais tarde ‘Nice Strip Bar ao vivo no São Luiz’.

Teatro Nacional D. Maria II com veteranos

‘Rei Édipo’, ‘Robinson Crusoe’, ‘A visita’ e ‘ Num Dia Igual Aos Outros’ com entrada grátis no Dia Mundial do Teatro.

Com Diogo Infante, Lia Gama, Virgílio Castelo, entre outros, ‘Rei Édipo’ foi considerada por Aristóteles o mais perfeito exemplo de tragédia. A peça está em cena até dia 28 de Março de quarta a sábado às 21h30 e domingos às 16h.

Numa versão de ‘Robinson Crusoe’ dos tempos modernos, Roberto Cruz é um viajante aventureiro, que parte numa nave espacial, com uma mala de roupa e acessórios, uma caixa de ferramentas, uns quantos livros, muitas canetas e sebentas e com uma base de dados do DNA de todos os seres vivos do planeta. Não se sabe muito bem como, tem um acidente e acorda rodeado de areia e mar, e sem memória. Dedicada aos mais novos, a peça pode ser vista até dia 28 de Março, de terça a sexta às 11h, sábados às 16h e domingos às 11h.

O realizaor e encedor Marco Martins responsável pelo sucesso ‘Alice’ encena ‘Num dia igual aos outros’, drama psicológico onde se traça o retrato de uma família disfuncional à procura da redenção, uma estreia nos palcos portugueses do dramaturgo americano John Kolvenbach. ‘Num dia igual aos outros’ fica em cena de quarta a sábado às 21h45 e domingos às 16h15 até ao dia 18 de Abril.
A ‘Visita’ propõe aos mais novos uma interpretação diferente do Teatro Nacional D. Maria II e das importantes figuras que por ali passaram.

Espectáculos com Entrada Livre*
A VISITA | 11h
ROBINSON CRUSOE | 16h
REI ÉDIPO | 21h30
NUM DIA IGUAL AOS OUTROS | 21h45

* CONDIÇÕES DE ACESSO: O levantamento dos bilhetes realiza-se no próprio dia e é restrito a dois bilhetes por pessoa estando sujeito à lotação das salas/actividades. Os ingressos para ‘A Visita’ estão disponíveis na bilheteira a partir das 10h e para os espectáculos das salas Garrett e Estúdio a partir das 13h.

 

*Texto para Jornal Mundo Universitário

 


publicado por Graziela às 15:33
link do post | comentar | adiciona aos favoritos
|

quem sou

http://vidadedesempregada.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/grazielacostaphotography
Tostao.pt

COPYRIGHT

Todas as fotografias assinadas presentes neste blog são da autoria de Graziela Costa e estão protegidas pela lei, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos. Agradeço desde já que não copiem textos nem imagens sem autorização.

Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisa

 

ligações úteis

tags

só desta vez(2)

super bock em stock 2009(2)

vincent gallo(2)

'a single man' por tom ford(1)

'die maiers: episódio i' - chapitô - lis(1)

'los abrazos rotos' de pedro almodóvar(1)

'oil ain't all jr' teatro praga centro c(1)

'the wolf man'(1)

"o artista português" - manuel joão viei(1)

‘as maltratadas’ ganha prémio em hollywo(1)

‘white feeling’ e ’organic beat’ paulo r(1)

13 essenciais(1)

14 de maio(1)

16.º super bock super rock(1)

16.º super bock super rock - dia 17 de j(1)

16.º super bock super rock - dia 18 de j(1)

1º aniversário feedbackmusica.com(1)

2 dias em paris(1)

34.ª moda lisboa(1)

a flor do cacto - filipe la féria - teat(1)

todas as tags