Quarta-feira, 22 de Abril de 2009

Especial Jim Jarmusch

 

   Depois do Ricardo me ter oferecido um livro editado pela Cinemateca Portuguesa, sobre o Jim Jarmusch decidi ir á biblioteca ver se encontrava os filmes do senhor e lá encontrei o Down By Law, Mistery Train, Night On Earth e o Dead Man que comprei com a revista Volta ao Mundo.

 

 

   Uma história, simples interessante que podia ter sido um fiasco senão fosse a brilhante interpretação do Robert Benigni, talvez o melhor papel dele que vi até hoje, porque a dinâmica entre o John Lurie e o Tom Waits não é nada de especial, mas o Benigni faz o elo de ligação entre os dois, acho que está muito bom o facto do filme ser a preto e branco, aliás gosto mais do filmes do Jim Jarmusch a preto e branco. Mas a sequencia mais fantástica do filme para mim é mesmo o íncio com o panning pelo bairro e aquela música de fundo é um must.

 

 

   Mistery Train é um filme interessante gosto da dinâmica das três histórias que se unem num momento, a direcção de arte está fantástica, mas acho que preferia que o filme fosse a preto e branco, a banda sonora é muito boa, aliás todos os filmes que vi deste director têm boas bandas sonoras. Para mim a história mais cativante é mesmo a dos japoneses, se bem que a última também é interessante, tirando que o Joe Strummer era muito bom músico, mas actor já não era tanto...

 

 

  Night On Earth, desta vez cinco histórias passadas em táxis, em cinco pontos do globo, o conceito interessante, mas acho que funcionaria melhor como curtas metragens. Gosto muito da história que se passa em Nova Iorque, tem um humor caracteristico de Brooklyn e um cheirinho a drama pelo menos na personagem do táxista. Mas, mais uma vez Benigni supera-se, é sem dúvida a melhor história deste filme, acho que nunca me ri tanto.

 

 

   Adorei a banda sonora do Dead Man, é simplesmente genial. Bem, não há muitos contras neste filme, a história é interessante, os actores estão muito bem, adorei o Iggy Pop a fazer de Sally, está mesmo muito bom, o Johnny Depp igual a si próprio, normalmente dizem que os actores bonitos não são grandes actores, mas sinceramente este é uma boa excepção, porque é muito versátil mesmo. As panorâmicas são outras vez muito boas e a direcção de arte igual, aliás a roupa do Johnny Depp lembra bastante a do Tom Waits no Down By Law (será coincidência?).

    Agora é mesmo esperar que saiam mais filmes nos jornais ou que a biblioteca decida comprar. Outra recomendação o Videoclip do Tom Waits no dvd de extras do Down By Law e o documentário do Robby Müller que é talvez um dos mais interessantes que já vi sobre a rodagem de um filme porque dá os promenores técnicos.

 

 

   Já agora para quem não sabe Robby Müller foi director de fotografia de grandes filmes (curiosamente a maioria estão na lista dos meus favoritos): Paris, Texas, Dancer In The Dark, 24 Four Hour Party People e claro destes quatro filmes que vos falei atrás.


publicado por Graziela Costa às 09:01
link do post | comentar | adiciona aos favoritos
|
2 comentários:
De Angelo a 25 de Abril de 2009 às 18:33
O meu realizador favorito.
Down by Law é soberbo.
Prá semana CdM


De Graziela Costa a 25 de Abril de 2009 às 21:34
PJ aí vamos nós. Olha podes dar-me boleia depois (Aveiro - Porto / Porto - Aveiro? Olha já agora sempre compraste bilhetes para o Boss é que o meu primo quer comprar e u não sei onde se compram.


Comentar post

quem sou


vê o meu perfil

seguir perfil

. 216 seguidores

Sigam-me em www.mycherrylipsblog.com
https://www.facebook.com/grazielacostaphotography
Tostao.pt

COPYRIGHT

Todas as fotografias assinadas presentes neste blog são da autoria de Graziela Costa e estão protegidas pela lei, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos. Agradeço desde já que não copiem textos nem imagens sem autorização.

Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisa

 

ligações úteis

tags

só desta vez

super bock em stock 2009

vincent gallo

'a single man' por tom ford

'die maiers: episódio i' - chapitô - lis

'los abrazos rotos' de pedro almodóvar

'oil ain't all jr' teatro praga centro c

'the wolf man'

"o artista português" - manuel joão viei

‘as maltratadas’ ganha prémio em hollywo

‘white feeling’ e ’organic beat’ paulo r

13 essenciais

14 de maio

16.º super bock super rock

16.º super bock super rock - dia 17 de j

16.º super bock super rock - dia 18 de j

1º aniversário feedbackmusica.com

2 dias em paris

34.ª moda lisboa

a flor do cacto - filipe la féria - teat

todas as tags